Narrado pelo protagonista Bentinho, Dom Casmurro, como era chamado pelos vizinhos, é um romance do conceituado escritor brasileiro Macha...

[Livro] Dom Casmurro - Machado de Assis

Por | 15:16

Narrado pelo protagonista Bentinho, Dom Casmurro, como era chamado pelos vizinhos, é um romance do conceituado escritor brasileiro Machado de Assis, cofundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras.

Dom Casmurro é um dos clássicos obrigatórios da literatura nacional, sendo citado em vestibulares e trabalhos acadêmicos.

Bentinho, desde a infância, é apaixonado pela sua amiga Capitu, com os 'olhos de cigana oblíqua e dissimulada'. Por conta de uma promessa feita por sua mãe, Bentinho é destinado ao seminário para ordenar-se padre. Após engenhosa escapada sem quebrar a promessa da mãe, Bentinho se casa com sua amiga de infância. Mas seria esse um casamento feliz? Bentinho nos envolve numa dúvida eterna: Teria Capitu lhe traído com seu melhor amigo Escobar ou tudo não passou de imaginações por seus ciúmes exagerados?

Se a traição foi verdadeira ou não, nada impede à obra de engrandecer-se por tantos anos pela impecável narrativa. Este é um romance em que o leitor pouco se importa em saber o final, ele está mais interessado em entender o desenrolar da história e assim o faz como personagem do enredo. E se o leitor se apresenta como personagem, com sentimentos, aflições, dúvidas, deve-se ao excelente trabalho exercido pelo mestre Machado de Assis, que escreveu uma verdadeira obra acerca de problemas sociais e familiares sem data de validade.

Encante-se, mergulhe nessa história, seja parte do enredo e tire suas próprias conclusões sobre esse enigmático narrador-personagem.

Acesse o Domínio Público e adquira essa importante obra literária.
Página do livro no Skoob
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial