Não é difícil passear pelas ruas de São Paulo sem que se depare com ao menos uma pixação. Tenho observado há algum tempo a vista desagr...

Enquanto a aula não começa...

Por | 13:05
     Não é difícil passear pelas ruas de São Paulo sem que se depare com ao menos uma pixação. Tenho observado há algum tempo a vista desagradável da cidade, e tenho pensado em escrever esse assunto desde o ano passado. É provável que eu volte a falar sobre isso posteriormente, mas por hora direi sobre meu passeio, nesta manhã, pelas ruas próximas à FAPCOM, na Vila Mariana, como faço todas as manhãs, enquanto a aula não começa.
     Logo na Rua Major Maragliano (da faculdade), encontro algo que me chamou a atenção: TWOGUEDER. Together? Ou dois caras chamados Gueder? Erraram na grafia e o correto seria TioGueder, banda de 3 anos que embala boates, festas, bailes, shows e micaretas? Não, meus caros... Essa pixação me levou à uma exaustiva pesquisa de 15 minutos pela internet, e eis que descubro que realmente existe o tal de Twogueder. Não posso dizer que é um movimento, ou manifestação, mas tomou conta não apenas do Brasil, como de vários espaços internacionais. encontrei no Youtube alguns interessantíssimos e engraçados vídeos relacionados. Não pude encontrar informações completas, pois o site que me foi apresentado, assim como o blog ou o canal, não estão mais disponíveis. Quem quiser informações, basta acessar o Google e digitar TWOGUEDER. Quem sabe não terá mais sorte que eu? Se conseguir, me avisem! 
     Mas mesmo pensando incessantemente nesta palavra que me foi apresentada, ainda sem saber seu significado, continuei meu caminho, procurando vastamente por mais indícios de depredadores. Na mesma rua Major, encontro esta pequena árvore, vitimada pela manifestação mal expressada por um indivíduo contra a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. Secreataria do 'caraio'. Sim, esta é a mensagem. Mas porquê? Laskera? E aquela finalização sem sentido? Alguém consegue decifrar? Posso até estar julgando errôneamente o indivíduo que realizou esta 'arte', mas acredito que este não tenha uma mente muito clara. Ele parece nem saber qual a proposta da Secretaria, e procura se mostrar indignado com algo que nem ao menos sabe questionar. Quem agora está indignada sou eu. Ora bolas... a Secretaria do Estado tem lá seus motivos para ser criticada pela sociedade, mas a do Meio Ambiente  procura ajudar, mesmo que limitadamente, a diminuição da poluição criada numa metrópole como essa. Deixo aqui minha reclamação contra esse indivíduo!
     Ainda indignada com esse ato, resolvi procurar por mais injustiças nestas ruas, e eis que encontro os TWOGUEDER'S, novamente. Como, até o momento, eu ainda não sabia o que significava isso, fiquei pensando, e reparei que, além de escrever coisas sem sentido, esses pixadores ilegais estragam lindos grafites desenhados legalmente. Procurei não fotografar muito esta parede, por não ter o direito de fotografar e disponibilizar na internet a imagem de um espaço privado, como este, mas reparem que há um pequeno  ponto do grafite desenhado, no canto superior direito da imagem.
    Descendo a Rua Capitão Cavalcanti, avistamos essa linda parede, toda rabiscada de coisa alguma. Achei muito interessante essa mulher desenhada de forma um tanto desfigurada, e essa 'merdinha', então? Um charme. Acima do rapaz de boca aberta, desenhado, há uma frase que eu, incapacitada de tirar uma boa foto, não peguei: "Voz para não ficar rouco". Sim, e daí? A intenção do pixador, a meu ver, é incitar sua manifestação, talvez até contra a sociedade. mas porque assim o faz de modo ilegal? E com desenhos tão desapropriados? Ah galera, tenha dó, né? Vamos raciocinar direito! Quer expressar sua opinião? Encontre meios legais e menos violentos.
     Devo dizer que me comovi com esse lindo desenho ao lado. Tão simples, tão fofo e tão inocente, uma gracinha... manda pra Xuxa! Tá tantas coisas escritas e desenhadas sem nexo pelos muros nessas ruas de São Paulo que me deixam boquiaberta. Quer falar ao mundo que está revoltado? Crie um blog. É uma pessoa de poucas palavras? Tenho algo bom pra você: TWITTER. Escreva tudo o que você pensa, que seja apto ao compartilhamento com outras pessoas, em apenas 140 caracteres, no máximo! São desenhos que quer mostrar? Ah, procura no Google, benhê... tem uma porção de dicas de como fazer arte com estilo, bom gosto e respeito, e ainda te ajuda a divulgar!
    Encerro por aqui esta expedição pelas ruas de acesso à Fapcom, mas muito em breve voltarei com mais fotos e meu protesto pessoal contra esses pixadores de plantão! Aguardem. 

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial